Lanches
Bolinho de Bacalhau
Tempo de preparo: 30 minutos
Serve 8 porções
Ingredientes
- 2 colheres (sopa) de Doriana
- 3 dentes de alho picados
- 1 cebola picada
- 300g de bacalhau desfiado e dessalgado
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 3 batatas cozidas e espremidas
- 1/4 de xícara (chá) de cebolinha
- 1/4 de xícara (chá) de salsinha
- 2 ovos
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 xícara (chá) de farinha de rosca
Modo de Preparo
- Em uma panela, derreta a margarina Doriana e refogue o alho e a cebola por 3 minutos;
- Adicione o bacalhau, a batata, a salsinha, a cebolinha, o sal e a pimenta-do-reino e misture bem;
- Junte os ovos e a farinha de trigo, a seguir, mexa até formar uma massa homogênea;
- Com o auxílio de duas colheres de sopa, molde os bolinhos de bacalhau e passe na farinha de rosca para empanar;
- Frite os bolinhos de bacalhau em uma panela com óleo quente até dourar.
A receita de bolinho de bacalhau com batata é prática e saborosa
O bolinho de bacalhau tradicional é um clássico da cozinha portuguesa, além disso, é um dos pratos mais gostosos para servir no almoço, no jantar e em ocasiões especiais, como em um jantar a dois, na ceia de Natal ou no dia da Páscoa, por exemplo.
Se você não sabe como fazer bolinho de bacalhau, assista ao vídeo desta receita e siga com atenção todas as etapas. É muito fácil de fazer!
Uma boa dica para tornar o preparo ainda mais prático é comprar o bacalhau pronto, dessa forma, o pescado já vai direto para a panela sem precisar dessalgar. Para fazer a receita, refogue o alho e a cebola na margarina Doriana Cremosa, a seguir, adicione o bacalhau na panela e misture com os temperos, as batatas, os ovos e a farinha de trigo.
O próximo passo é moldar o bolinho e passar na farinha de rosca para empanar. Na hora de fritar, não esqueça que o óleo precisa estar bem quente, pois este é o segredo para fazer um bolinho de bacalhau crocante e sequinho.
Sirva o bolinho de bacalhau com pastas e molhos caseiros
O bolinho de bacalhau com batata é simplesmente delicioso, pois sua massa é extremamente macia por dentro, ao ponto de desmanchar na boca a cada mordida. No momento de saborear o quitute, uma ótima sugestão é servir o prato com molhos caseiros ou pastas cremosas para realçar o seu sabor.
Típico da culinária francesa, o molho tapenade é uma pasta de azeitonas perfeita para acompanhar o bolinho de bacalhau. Para fazer a receita de tapenade misture em um processador 200g de azeitonas pretas sem caroço, 30g de alcaparras picadas, suco de 1 limão e 2 dentes de alho picado. Após formar uma pasta semelhante a um patê, é só transferir para uma tigela e acrescentar aos poucos o azeite de oliva, em seguida, sirva o molho com o bolinho de bacalhau. Esta pasta também é uma boa companhia para torradas, massas e carnes brancas. Gostou da receita de bolinho de bacalhau? Então experimente também outras receitas com peixes e frutos do mar!